Coaching para concursos: minhas impressões • Sem desistir
maio 10, 2016

Coaching para concursos: minhas impressões

Vamos falar de coaching?

Trata-se de assunto bem na moda no mundo dos concursos. Em 2015, o termo “coaching” se popularizou como nunca em todo o Brasil e, em especial, nesse nicho dos concursos públicos. Daí surgirem os mais diversos serviços todos com o nome de “coaching”.

Mas, afinal, o que é coaching?

Coaching é um processo que utiliza técnicas cientificamente comprovadas para ajudar as pessoas a atingirem objetivos, desde mudanças comportamentais à aquisição de competência, entre outros. O termo em inglês vem da palavra “coach”, que significa técnico. A ideia vem daquele técnico que treina para melhorar a performance e desempenho do atletas. É mais com esse sentido técnico que se utiliza o termo no mundo dos concursos. Isso porque é muito raro, nessa área, um coaching, de fato, utilizar ferramentas de coaching.

Explico melhor. Na área dos concursos públicos, o termo “coach” adquire um outro sentido, muito mais relacionado ao caráter técnico e do que comportamental. O coach que possui certificado de formação em coaching e aplica as ferramentas cientificamente validadas ainda é muito raro no mundo dos concursos. Em regra, se a pessoa é coach foca no aspecto emocional, se não possui a formação foca no aspecto técnico (isso envolve indicação de bibliografia, técnicas de estudo, de revisão e de redação de discursivas, por exemplo). Isso ocorre porque coaching não é uma profissão regulamentada e, com a popularização do termo, muitos serviços são vendidos com essa terminologia, independentemente do que oferecem.

Popularizou-se o termo “coaching” como se fosse algo essencial para facilitar a sua aprovação e, tcharam, de repente, não mais do que de repente, todos agora oferecem coaching, seja lá qual for o serviço que prestem.

Dá pra ver que eu tenho uma insatisfação com a vulgarização do termo. Isso porque eu acho as técnicas de coaching fantásticas! É, em essência, um serviço muito personalizado e cuja formação é cara, razão pela qual os preços cobradas são bem altos. Mas nada disso é aplicado (ou quase nunca é aplicado) no mundo dos concursos – exceto o preço (isso você já deve ter percebido).

O que eu vejo hoje são cursos oferecendo PDF com questões respondidas e/ou comentadas e falando que isso é coaching.

A minha cara quando vejo esse tipo de coisa...

A minha cara quando vejo esse tipo de coisa…

Eu falo por experiência própria porque já comprei vários cursos nesse estilo e nenhum tinha nada, NADA, personalizado. Nem sequer uma correção comentada que me ajudasse a ver meus erros além do espelho, apontasse o que poderia ser melhorado ou indicasse algum progresso. Todos seguem o mesmo padrão das bancas: preencheu X% do espelho ou deixou de mencionar algum tópico do espelho. Ponto.

Ao lado dos cursos de questões comentadas, estão as planilhas ou cronogramas de estudo padronizados. Isto tampouco tem qualquer semelhança com os serviços de um coach.

Fico pensando por que é tão difícil colocar o nome do serviço como ele realmente é? Seja lá o que for. Enviar questões ou cronogramas de estudos, bem como corrigir questões em um padrão generalizado, não é coaching nem mentoring. Pelo menos, essa é a minha opinião.

De fato, existem algumas pessoas que se propõem a realizar um serviço de coaching de qualidade, com um acompanhamento personalizado, exercendo um papel de aconselhar tecnicamente, indicando os melhores caminhos para você alcançar a sua aprovação. Entretanto, infelizmente, isto ainda não é tão popular quanto a utilização do termo “coaching”.

Mentoring

Já que toquei no assunto, vamos falar sobre o mentoring. Na verdade, no mundo dos concursos quando alguém pensa em fazer coaching espera muito mais um serviço de mentoring. Isso porque o mentoring é justamente para que o seu mentor, que possui muita experiência no assunto (essencial), te indicar o caminho para o êxito. Assim, o mentor compartilha suas experiências para que o cliente absorva as informações que são úteis para ele.

Se você está procurando apenas dicas de como estudar, o que estudar e bibliografia, a internet está cheia de depoimento de aprovados contando como fizeram para passar nos seus concursos. Você pode aprender muito com a experiência de cada um. Também existem os serviços de fornecimento de planilha ou cronograma de estudo, para aqueles que não conseguem organizar a imensa quantidade de matérias em metas diárias, semanais e mensais.

Não digo que coaching é um serviço essencial nem dispensável. Isso depende de cada um, mas você deve saber muito bem o que você precisa e o que a pessoa que oferece o serviço realiza. Só não caia nessa de acreditar que qualquer um pode ser coach ou que qualquer curso é um coaching.

Coaching para concursos

Apesar da popularização do termo ainda é muito raro encontrar um bom serviço de coaching para concursos. Na minha humilde opinião, isso pressupõe uma relação pessoal e direta entre o coach e o coachee. Se você não tem essa liberdade com o seu coach e ele não conhece sua rotina nem suas dúvidas, isso certamente não é um coaching, em nenhum sentido da palavra. É apenas uma técnica de marketing para vender um serviço, que pode ser excelente (ou não), mas não é coaching.

Contratar um coach pode te economizar muito tempo e diminuir a ansiedade nessa caminhada, mas é essencial que você verifique as referências do profissional  (quando falo de coach para concursos me refiro à formação acadêmica, aprovações anteriores e depoimentos de clientes). Colher informações é essencial para perceber quem está apenas seguindo a moda e quem está em condições de oferecer um serviço realmente voltado para resultados.

Por fim, cuidado com empresas que oferecem o serviço de coaching por diversos professores diferentes. Pode ser que um deles seja excelente e outro não. Portanto, você deve buscar informações não apenas sobre a empresa ou o curso como um todo, mas o profissional que vai te orientar diretamente.

Aproveita que você leu o texto até aqui e deixa um comentário sobre o que você acha do tema e sua experiência, pois pode ajudar outras pessoas que estejam um pouco perdida ainda sobre esse assunto.

Comments

comments


Comente via Facebook

Comente no blog

6 Respostas para "Coaching para concursos: minhas impressões"

Cecilia - 29, abril 2017 às (15:34)

Excelente! Me ajudou a tomar uma decisão quanto a escolha de um coaching entre duas empresas.

Responder

Silvano Martins - 01, junho 2017 às (19:44)

Excelente texto! As vezes um artigo faz toda diferença em nossas vidas, não sei se foi essa sua intenção ao escreve-lo, mas com certeza funcionou. Obrigadooo!

Responder

Marília Joana - 05, junho 2017 às (12:21)

Sensacional! Simplesmente sensacional, obrigado por compartilhar sua experiência conosco…

Responder

Pedro carvalho - 27, junho 2017 às (18:36)

belas ideias,pude me esclarecer

Responder

Victor - 11, julho 2017 às (20:39)

Nossa matei a charada agora sobre algumas empresas.
Belo Artigo!

Responder

Arhur - 20, julho 2017 às (13:49)

Dizem que a profissão de coaching está na moda, mas o fato é que vem ajudando de verdade muitas pessoas. Eu amo isso. Obrigado!!!

Responder

Sem desistir • todos os direitos reservados © 2018 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por