Bibliografia completa para passar em concursos de procuradorias • Sem desistir
maio 03, 2016

Bibliografia completa para passar em concursos de procuradorias

book-933088_640

Olá pessoal!

 

Eu já comentei no post em que escrevi como estudei para a primeira fase da PGE os livros que utilizei naquele período bem específico. Entretanto, de lá pra cá (e até mesmo antes) eu li vários outros livros que me ajudaram a formar uma boa base de conhecimento para as mais variadas provas de procuradorias.

Neste post procurei reunir minhas indicações para cada matéria cobrada nas principais provas para carreira de advocacia pública.

 

Constitucional

Pedro Lenza – Direito Constitucional Esquematizado – Ed. Saraiva

Vicente Paulo & Marcelo Alexandrino – Direito Constitucional Descomplicado – Ed. Método

 Bernardo Gonçalves – Curso de Direito Constitucional – Ed. Juspodivm

Para algumas matérias, como constitucional e administrativo, acho importante ter mais de uma fonte. Isso não significa ler mais de um livro ao mesmo tempo. Primeiro, concentre-se em acabar um, depois você pode partir para outro ou ter uma doutrina mais densa apenas para consulta. A parte inicial de Pedro Lenza sobre hermenêutica, poder constituinte e constitucionalismo é bem fraca, por isso acho interessante um outro livro para complementar e aí entra Bernardo Gonçalves ou outro livro mais denso, como por exemplo o de Gilmar Mendes. Outra opção é o livro de Macelo Novelino, mas já acho bem resumido, por isso falta algumas coisas.  Na verdade, estudei cada parte desta matéria por um livro diferente, mas não recomendo isso, pois dá a sensação de que a matéria nunca acabará.

 

 

Administrativo

Vicente Paulo & Marcelo Alexandrino – Direito Administrativo Descomplicado – Ed. Método

Rafael Oliveira – Curso de Direito Administrativo – Ed. Método

Não existe um livro de administrativo 100% completo para concursos. Se você estuda para provas de procuradorias logo logo vai perceber isso. Por isso, aqui acho muito importante mais de uma fonte e eu ficaria com esse dois, sem dúvidas. Acredito que eles se complementam, pois o livro do Rafael Oliveira é bem direto e não é suficiente para quem está pegando a matéria pela primeira vez, mas traz conceitos novos e aponta as diferentes correntes doutrinárias existentes sobre os diferentes temas. A maioria dos outros autores eu tive a oportunidade de ler, mas para indicar sempre escolho esses dois.

 

 

Processo civil

Daniel Assumpção – Manual de Direito Processual Civil (vol. único) – Ed. Juspodivm

Essa é uma matéria um pouco mais difícil para indicar. Eu não gostei muito da leitura do livro do Marcus Vinícius da Ed. Saraiva, pois achei muito superficial. Confesso que a leitura do livro do Daniel não é das melhores para mim, mas foi o que conseguiu suprir minhas necessidades diante do tempo para estudar e do conteúdo a ser visto. Agora com o novo CPC estou procurando outros livros e posso atualizar essa lista em breve.

Leonardo Carneiro da Cunha – A Fazenda Pública em Juízo – Ed. Forense

Este é um dos meus queridinhos. De fato não é um livro para concurseiro, mas se você estuda para procuradorias eu indico a leitura. É um livro doutrinário, mas eu gosto da forma que ele escreve, pois me ajuda a revisar conceitos básicos de processo civil. Para quem preferir uma leitura mais direta e direcionada para concursos recomendo o Poder Público para concursos da Ed. Juspodivm.

 

 

Tributário

Ricardo Alexandre – Direito Tributário Esquematizado – Ed. Método

Indico Ricardo Alexandre sem dúvidas. No total, com certeza já li esse livro mais de 4 vezes contando com a graduação. Podem seguir com ele tranquilo.

Tributos em espécie para concursos – vários autores – Ed. Juspodivm

Nos concursos de procuradoria, tributário tem um peso grande. É interessante se aprofundar nos tributos do ente que está provendo o concurso (ex. federais, estaduais ou municipais). Por isso, o livro não precisa ser lido todo de uma vez, mas depende do concurso que você vai prestar.

Vicente Paulo & Marcelo Alexandrino – Direito Tributário na Constituição e no STF – Ed. Método

Pouca gente menciona esse livro, mas ele traz algumas explicações e julgados muito interessantes. É um reforço ao que tem em Ricardo Alexandre. Bom também para quem não gosta de ficar relendo o mesmo livro várias vezes.

 

 

 

Civil

Flávio Tartuce – Manual de Direito Civil (Volume único) – Ed. Método

Pela praticidade do livro eu acabei escolhendo o volume único de Tartuce. O livro é completo e aborda os temas na profundidade suficiente para as provas de procuradorias. Complementei com algumas anotações de aula que fiz com Cristiano Chaves, cujos livros são excepcionais, mas inviáveis para estudar para concurso diante do tamanho (6 volumes). Para mim, Cristiano Chaves é o Fredie Didier do Direito Civil.

 

 

Trabalho e Processo do Trabalho

Henrique Correia – Direito do trabalho – Coleção tribunais e MPU – para analista

Élisson Miessa – Processo do Trabalho – Coleção tribunais e MPU – para analista

Livros muito bons, didáticos, diretos e completos. Suficientes para qualquer concurso de procuradorias, pois essas matérias, em regra, não são cobradas com profundidade.

 

 

Empresarial

André Luis Santa Cruz Ramos – Direito Empresarial Esquematizado – Ed. Método

Querendo escolher um livro indico este do André Ramos. Entretanto, acredito que, dependendo da sua base, da para ficar apenas nos resumos do João Lordelo, que você encontra aqui.

 

 

Previdenciário

Frederico Amado – Sinopse de Direito Previdenciário – Ed. Juspodivm

 

 

Ambiental

Frederico Amado – Resumo de Direito Ambiental Esquematizado – Ed. Método

 

 

Financeiro

Harrison leite – Manual de Direito Financeiro – Ed. Juspodivm

Ainda sigo em busca do livro ideal, já li o esquematizado da Editora Método e o do Valdecir Pascoal, mas por enquanto fico com o do Harrison. O Prof. João Lordelo também tem resumos muito completos sobre essa matéria.

 

 

Complementares

Estes são livros mais indicados para uma segunda fase ou quando terminar todos os básicos:

– Execução Fiscal Aplicada – Análise pragmática do processo de execução fiscal – Ed. Juspodivm

– Rogério Neiva – Direito e Processo do Trabalho aplicado à Administração Pública – Ed. Método

– Livros da coleção leis especiais da Ed. Juspodivm – ex: urbanístico e agrário.

 

 

Se você ficou com alguma dúvida ou quer me indicar um livro deixa um comentário abaixo ou me manda um e-mail. Estou sempre estudando e lendo novos livros então tentarei manter esta lista será sempre atualizada. Bons estudos!

Comments

comments


Comente via Facebook

Comente no blog

2 Respostas para "Bibliografia completa para passar em concursos de procuradorias"

Nadine - 28, outubro 2016 às (15:58)

Excelente! Muito obrigada pelas dicas!!
Vejo muita gente indicando o livro da Maria Sylvia para PGE SP. O que você acha??

Responder

Rafael - 21, novembro 2016 às (02:22)

O que acha da coleção completa sinopses para concursos da ed. Juspodium, e manuais para concursos da mesma? Estou em dúvidas entre as duas.

Responder

Sem desistir • todos os direitos reservados © 2018 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por