Quem te inspira? • Sem desistir
fevereiro 08, 2016

Quem te inspira?

inspiração

Muitas pessoas descobrem a sua vocação durante a faculdade, outras terminam sem saber ainda qual carreira seguir, mas em algum momento acabam se identificando com alguma.

A trajetória rumo a aprovação em concursos não é fácil, mas ela se torna menos penosa quando você tem a certeza que o estudo vai te levar exatamente onde você quer.

Para muitos, o concurso público é uma excelente opção para se alcançar independência financeira e estabilidade. Isso, por si só, já é uma grande motivação, mas nada como se imaginar exercendo aquela profissão escolhida com amor. Aquele frio na barriga ao imaginar seu nome na lista e o início de uma nova vida profissional.

Ao longo da sua preparação, se imaginar já tendo alcançado o resultado te dá um gás incrível para continuar abrindo mão de seus momentos de lazer em função do seu objetivo.

Com isso quero sugerir que você pare para pensar em quem você se inspira. Ter em mente as pessoas que você admira ajuda a perceber onde você quer chegar e o que fazer para chegar lá, ainda que isso tudo pareça muito longe no momento.

Por exemplo, se você estuda para concurso de promotor você pode ter como inspiração o Cleber Masson, porque adora o livro dele e acredita que ele é um grande nome na instituição.

No meu caso, quando paro pra pensar vem dois nomes rapidamente na minha cabeça: o professor Leonardo da Cunha e o Ministro Luis Roberto Barroso.

Leonardo da Cunha você deve ter ouvido falar como autor do livro “Fazenda Pública em Juízo”, apontado por muitos como a bíblia para quem estuda para procuradorias. Mas ele é muito mais: é Procurador do Estado, Advogado, Professor, Mestre, Doutor e um dos grandes nomes do Processo Civil Brasileiro, que participou ativamente da elaboração do projeto do novo CPC.

Luis Roberto Barroso, por sua vez, antes de assumir como ministro do STF, exerceu durante muitos anos o cargo de Procurador de Estado, tem uma forte formação doutrinária e escreve divinamente. Sempre gostei muito dos livros do Barroso e desde a faculdade o via como um daqueles nomes inspiradores.

Buscar exemplos de pessoas como inspiração ajuda a encontrar em nosso íntimo motivação para continuar nessa rotina árdua, mas recompensadora, de estudos.

Depois de escolher o cargo público que você almeja você precisará se manter motivado e determinado para superar as dificuldades e prosseguir em busca do seu objetivo. Para isso procure exemplos de quem superou limites e alcançou seus objetivos ou que continua trabalhando diariamente mesmo diante de derrotas temporárias. Vale a pena ler depoimentos de aprovados ou mesmo se inspirar no colega que continua na luta a despeito de inúmeros obstáculos. O importante é manter-se motivado e firme na luta.

Comments

comments


Comente via Facebook

Comente no blog

Sem desistir • todos os direitos reservados © 2018 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por