Principais dúvidas sobre minha preparação para concursos • Sem desistir
dezembro 15, 2015

Principais dúvidas sobre minha preparação para concursos

dúvidas

Nesse pouco tempo em que mantenho esse blog, já recebi diversas mensagens por e-mail de pessoas que fazem algumas perguntas que se repetem um pouco. Muito do que as pessoas querem saber eu já coloquei nos dois posts que escrevi sobre minha preparação para a 1 fase e para a 2 fase da PGE, mas resolvi fazer um post para esclarecer os principais pontos de dúvidas de quem vem me perguntar sobre minha rotina.

Em primeiro lugar, sempre faço questão de deixar claro que estudo é algo muito pessoal. Não existe fórmula mágica ou receita pronta. O que faz alguém passar é uma mistura de um bom planejamento, disciplina e muito esforço. A maioria das pessoas espera que eu vá passar num e-mail a resposta que vai mudar suas vidas, mas isso não é possível.

Recebo perguntas do tipo: como você fez? Como você estudou? Quando eu leio esse tipo de pergunta penso que a pessoa espera que eu fale algo inovador e diferenciado que vai mudar a sua forma de estudar. Como qualquer pessoa passa em um concurso? ESTUDANDO. Sim, o principal mesmo é você sentar a bunda na cadeira e estudar muito. Sim, você vai ter que abdicar de algumas saídas/comemorações/horas de lazer e descanso, porque toda vitória esconde uma série de renúncias. Sim, vai valer a pena!

Claro que podemos aproveitar algumas dicas de aprovados para experimentar se dá certo conosco. Eu mesma já aproveitei algumas dicas e essa é uma das razões pela qual que criei este blog, mas principalmente para ajudar outras pessoas a acreditarem que é possível! Tente buscar a SUA melhor forma de estudar e  quando achar confie no seu método. Se precisar, procure ajuda sim, mas não espere descobrir uma solução rápida e fácil para a aprovação.

Quando perguntam do meu cronograma e forma de estudar isso varia muito se se refere à primeira ou à segunda segunda fase. Como já coloquei nos posts anteriores, para a primeira fase estudei duas matérias por dia + exercícios + revisão; para a segunda fase estudei apenas uma matéria por dia e fazia muitas questões de provas anteriores.

Acredito que o combo ideal para uma preparação para concursos envolve: doutrina + questões + lei seca + jurisprudência. Apenas consegui avançar nas provas depois que consegui mesclar tudo isso durante a semana.

 Nesse tempo, também aprendi que para potencializar os estudos é ESSENCIAL ter um planejamento. Nunca vá dormir sem saber o que vai estudar no dia seguinte.

Como estudar para a segunda fase? Vejam que no post sobre a minha preparação da PGE RN, que eu contei com mais detalhes, mas estudei lendo a doutrina, informativos e fazendo muitas questões (muitas!). No início também tinha medo de chegar na prova e não saber escrever nada, mas foi com muito treino que fui criando confiança e diminuindo a ansiedade. Com o tempo e a experiência aprendi como as bancas costumam cobrar os temas e a tentar antever os pontos do espelho.

Quanto à bibliografia essa também variou muito ao longo dos meus estudos. Aqui no post sobre a 1 fase da PGE coloquei os livros que utilizei apenas naquelas 9 semanas de preparação para aquela prova específica. Já havia lido vários outros livros antes, como também li vários outros livros depois para as provas seguintes. Não tenho como indicar para alguém, cuja rotina e bagagem de estudos não conheço, uma bibliografia específica ou um cronograma adequado. Acredito que qualquer tipo de acompanhamento para concursos (no estilo coaching) deve ser realmente personalizado, dando atenção as peculiaridades de cada pessoa.

Como eu consegui dar aquela virada nos estudos para atingir um bom aproveitamento? Foi com muito comprometimento em seguir o planejamento que elaborei para mim mesma. Eu estava determinada em buscar a aprovação no concurso que eu queria para minha vida, ainda que isso não fosse ocorrer naquela prova específica. Me dediquei 100% para alcançar o resultado e assim ele veio. Crie uma rotina, com o tempo, o hábito torna as coisas mais naturais e fáceis. Também já expliquei nos posts anteriores que durante todo esse período de preparação eu namorava, frequentava a academia e dividia os fins de semana entre estudos e lazer. Tenham certeza de que quando vocês estudam para o cargo que realmente querem tudo se torna mais fácil, e com muita dedicação é possível tornar o impossível possível!

Ainda pretendo fazer outros posts contando um pouco mais sobre essa vida de concurseira e minha preparação. Fiquem ligados que vou continuar atualizando o blog.

Comments

comments


Comente via Facebook

Comente no blog

4 Respostas para "Principais dúvidas sobre minha preparação para concursos"

Flávia Tosti - 17, dezembro 2015 às (12:24)

Muito bom!!

Responder


@semdesistir - dezembro 17th, 2015 às2:59 pm respondeu:

Obrigada, Flávia!

Responder

Mariana L. - 06, janeiro 2016 às (00:02)

Ei! Adoro seu conteúdo… Vc revisava mesmo após edital aberto? Comecei a estudar há um ano e era mais ou menos como vc se descreveu, meio indisciplinada, mas com uma base relativamente boa nas matérias principais. A primeira prova que estudei o edital de verdade foi a AGU, que bati na trave e até esse edital da PGM SLZ eu estava aprofundando em alguns pontos, e seguindo um esquema de revisão mais certinho. Agora recomecei com mais gás, mas tenho dúvida se revisar com tão pouco tempo até a prova seria melhor ou pior. Bjosss

Responder


@semdesistir - janeiro 6th, 2016 às10:12 am respondeu:

Oi Mariana! Sim, revisava mesmo com o edital aberto. Gastava em média 1h30 para revisão por dia. É muito importante estar sempre em contato com o conteúdo estudado. Você pode encontrar o melhor método de revisão pra você. Bons estudos!

Responder

Sem desistir • todos os direitos reservados © 2018 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por