Concorrência e o mito da fila dos concursos • Sem desistir
outubro 04, 2015

Concorrência e o mito da fila dos concursos

corrida

Quando se fala em concurso público é muito comum atribuir as reprovações ou desistências à concorrência. Sem dúvidas são milhares de pessoas disputando poucas vagas. É comum pensar que existem inúmeros concorrentes se preparando há muito mais tempo que você, com mais horas disponíveis para estudar, melhores condições e/ou menos problemas, etc. Esse tipo de pensamento acaba deixando muita gente desmotivada e descrente na possibilidade de sucesso. É preciso desconstruir essa ideia para dar lugar à AÇÃO.

Às vezes você leva corte por apenas uma ou duas questões, é bem frustante, eu entendo, mas a culpa não é da concorrência. Pode ser duro de admitir, mas você não estava preparado o suficiente. Levanta a cabeça, identifica quais foram seus erros e tenta evitá-los para a próxima prova.

O que faz alguém passar em concurso público não é inteligência, não é a quantidade de livros comprados ou cursos adquiridos, nem tampouco o tempo de estudo, é uma coisa bem simples chamada: PREPARAÇÃO. Passa em concurso aquele que está melhor preparado para cada prova especificamente. Essa pessoa pode ser você que trabalha 8 horas por dia e começou a estudar faz 4 meses e não necessariamente aquela outra que estuda há 3 anos em tempo integral. É tudo uma questão de AGIR da maneira correta.

Há um mito que existe uma fila dos concursos e que para passar você deve permanecer nela até chegar sua vez. Essa percepção está associada a ideia de inércia e não de ação. Muitas pessoas já iniciam os estudos com o pensamento que terão que estudar alguns anos (dois ou três, em média) para começarem a ter bons resultados. Isso não passa de um mito, que apesar de utilizado para evitar que as pessoas desistam depois de algum tempo estudando, acaba limitando a preparação de alguns concurseiros, que não utilizam todo o seu potencial por pensarem que possuem pouco tempo na “fila”.

Milhares de pessoas disputam vagas no serviço público todos os anos, mas poucos estão dispostos a fazer o necessário para passar, e menos ainda realmente fazem. Uma boa preparação para concursos envolve planejamento, disciplina e esforço. Pode parecer clichê, mas hoje posso dizer que acredito porque vivi na prática: o seu único adversário é VOCÊ mesmo.

Durante muitos anos eu foquei na alta concorrência e isso me impedia de agir. Afinal, nas provas para Procurador do Estado muitas vezes eu concorria com pessoas que já haviam passado em concursos de alto rendimento como outros cargos de advocacia pública ou mesmo magistratura. Eu pensava que, com meu pouco tempo de estudo, não teria chances e, assim, inconscientemente, ia me sabotando. Com o tempo, aprendi que não devemos nos preocupar com a concorrência, o importante é AGIR.

Por fim, não se impressionem com os números de inscritos, quantidade de vagas no edital ou demanda de concorrentes por vaga. Estes não passam de números. A grande maioria vai para a prova para tentar a sorte, por experiência ou simplesmente despreparada. Você só precisa de uma vaga. Ainda que o concurso disponibilize apenas uma vaga, alguém vai ter que passar, não é? Por que essa pessoa não pode ser você?

Se, mesmo lendo este texto e conhecendo minha história, você ainda não está convencido de que seu único adversário é você mesmo, procure alguém para te ajudar com essas crenças limitantes, leia outros depoimentos de aprovados, converse com quem venceu a concorrência, mas não deixe que pensamentos prejudiquem sua preparação para alcançar seu objetivo.

Comments

comments


Comente via Facebook

Comente no blog

7 Respostas para "Concorrência e o mito da fila dos concursos"

Juliana - 05, outubro 2015 às (09:01)

Parabéns! Seu texto hoje foi inspirador e TUDO o que eu precisava ler!

Responder


@semdesistir - outubro 5th, 2015 às9:10 am respondeu:

Muito obrigada, Juliana! Bons estudos!

Responder

C D L - 05, outubro 2015 às (09:07)

Muito massa!

Responder


@semdesistir - outubro 5th, 2015 às9:11 am respondeu:

Obrigada!

Responder

Yasmim - 23, outubro 2015 às (12:08)

Texto sensacional! Obrigada por compartilhar sua experiência conosco.

Responder

Giovanna - 12, novembro 2015 às (10:13)

Parabéns pelo texto, foi realmente inspirador e motivacional! Caiu como uma luva para mim! Te parabenizo também pelo seu esforço, e por sua bondade em compartilhar suas experiências…
Iniciei Meus estudos no início do ano, mas sinto muito dificuldade em realizar meu planejamento de estudos, tendo em vista a grande quantidade de matéria.. Qual sugestão você poderia me dar?
Desde já, deixo meu muito obrigada!

Responder


@semdesistir - novembro 13th, 2015 às7:05 am respondeu:

Giovanna, obrigada!
Monte um cronograma e siga cada dia de uma vez. Se você não desistir, logo logo estará terminando boa parte do edital.
Bons estudos!

Responder

Sem desistir • todos os direitos reservados © 2018 • powered by WordPress • Desenvolvido por Responsivo por